Cogumelos Patuleia

Cogumelos Patuleia

Cogumelos Patuleia

Perfil

Se já experimentou o cogumelo shiitake, entrou certamente em contacto com o seu elevado toque de umami, uma palavra japonesa que significa “saboroso” e que, junto ao ácido, doce, amargo e salgado, perfaz o conjunto dos cinco gostos básicos do paladar humano. 

André e a sua esposa aproveitaram um terreno herdado com 500m2 e, ao abrigo do programa PDR2020, lançaram a marca Patuleia, com o primeiro shiitake colhido em 2020. “A produção deste cogumelo começa com o inóculo do micélio nos orifícios feitos na madeira. Depois, para que o fungo se espalhe pelo tronco, temos que esperar de 8 meses a 1 ano”, diz-nos André. Um trabalho de paciência, que se estende também à colheita, exigindo uma seleção criteriosa nas centenas de troncos empilhados milimetricamente pela estufa. “O nosso objetivo é sujar o menos possível o cogumelo. Além disso, temos que selecionar mediante o fim: se forem para rechear, escolhemos os mais fechados e maiores.”

Cada tronco consegue produzir durante 4 a 5 anos, dependendo da grossura. As 220 toneladas de madeira de carvalho que têm atualmente geram mais de 100kg por semana desta iguaria pouco calórica e rica em proteína, vitaminas e antioxidantes. “As pessoas ainda mostram alguma resistência ao shiitake, quer pelo preço e formato pouco comum. Por isso, o nosso objetivo nesta primeira fase é estabilizar a produção e demonstrar os benefícios nutricionais dos cogumelos.

A maior parte da produção está destinada a um cliente de grande distribuição. Mas se morar nas redondezas e quiser receber em casa; se preferir comprar no próprio local; ou se desejar incluir o cogumelo no menu do seu restaurante, será com certeza muito bem-vindo à Patuleia.

O que precisa de saber

Produção de cogumelos Shitake.

Rua Olival do Sr., 4585-823, Astromil.

2ªf a sábado: 9h – 18h | Domingos: encerrado.

917 660 565

info@patuleia.pt

Localização