03 Fev Mercearia Beire
Perfil
O estabelecimento, com mais de 100 anos de história conta com a atual gestão há sensivelmente 45. São as pessoas com mais idade que frequentam a mercearia. “Os jovens hoje, podem até só precisar de um pacote de açúcar ou detergente para a loiça mas gostam de ir às grandes superfícies ver muita coisa!” diz o filho da dona do estabelecimento enquanto, curioso, se aproxima do balcão para nos cumprimentar. “Neste momento vivo cá eu, com o meu marido e a minha filha. Este só cá vem para o rancho” explica a dona, com um sorriso na cara apontando para o filho.
O cheirinho a comida caseira, acabada de ser cozinhada, espalha-se pela superfície. Do lado contrário ao balcão conseguimos avistar a cozinha da que se percebe, rapidamente, ser a casa própria da família. “Hoje temos rojões“, diz um dos presentes.
São estabelecimentos como este que nos aquecem o coração e nos recordam os nossos avós e raízes. Nos balcões antigos de madeira vemos exposto o típico e tão familiar sabão rosa em barra, as cautelas de loteria e uma infindável panóplia de figuras cristãs que enfeitam as paredes. O típico papel para embrulhar bacalhau está à mão, não estivessemos em época Natalícia e ser o bem mais requisitado. “Todos os vegetais e frutas são de produtores locais. Não se compara em termos de sabor. E os preços? Não tem nada a vêr! As pessoas é que não imaginam! “São tempos difícieis estes. Mas é a nossa casa e estas pessoas são como família. Por enquanto vai dando para todos. Estou aqui desde pequenina, é o que sei e gosto de fazer”.
Saímos de coração cheio e com água na boca!
O que precisa de saber
Produtos de mercearia e de conveniência.
Avenida Central São Miguel, 123, Beire.