Panisilva

Panisilva

Panisilva

Perfil

António Carneiro já conhecia bem a casa como funcionário quando se tornou, há cerca de dois anos a meio, proprietário da Panisilva de Lordelo. Trabalha desde os 16 anos em restauração e conta atualmente com mais 2 funcionários. “Abrimos todos os dias das 6h da manhã até às onze horas, meia noite, se tiver clientes. Senão, fechamos por volta das 22h.” 

Aqui não falta o que comer e a dificuldade é mesmo a escolha. Dentre todas as especialidades, destacam-se a pizza da casa, a pizza de kebab, o pão com chouriço (rechedo também com queijo!), as trouxas tipo-cachorro e de kebab, a bola de carne e o pão que está sempre a sair quente ao longo do dia. “As pessoas vêm buscá-lo à noite para as refeições do dia seguinte, porque se aguenta fresco”. Ao almoço por optar também pelo prego ou bifana, no prato ou no pão. Os vegetarianos têm opções e estão a crescer em número. A pizza vegetariana – com milho, pimento e cogumelos – é uma excelente sugestão. 

Quando perguntamos qual o maior desafio como empresário não tem dúvidas: arrancar com um negócio nesta época de pandemia. “A minha mulher está grávida de uma menina e já tenho mais duas filhas. Não é fácil gerir tudo.” Apesar disso,  António não deixou para trás o seu espírito comunitário. Tentou ajudar ao máximo, fazendo entregas gratuitas a pessoas idosas ou infetadas, deixando o pão à porta “e acertando as contas depois”. Semanalmente vende perto de 10.000 pães, se incluir os cacetes, os pães de mistura, cereais, girassol e os mais recentes pães de beterraba, adequados para quem tem diabetes.  

Ao visitar a Panisilva não deixe de provar as broas de mel. “Enquanto em muitos lugares elas são associadas aos restos dos bolos que sobram do dia anterior, as nossas broinhas de mel são feitas a partir das aparas dos bolos. Vendemos entre 3 a 4 kg diariamente.”

O que precisa de saber

Padaria, pastelaria e pizzaria.

Rua Trás do Vinhal, 4580-439, Lordelo.

Todos os dias: 6h – 23h/meia noite.

915 447 372

panisilvalordelo@gmail.com

Localização