07 Fev Paollo Picariello
Perfil
Manhã de Janeiro com temperaturas muito baixas. Um café à lareira, no alpendre, ao ar livre. Um sorriso expressivo e 23 anos de estadia em Portugal narrados em breves instantes. Fomos assim recebidos por Paolo Picariello e Maria Calabrese, casados, ambos com 62 anos. Ele de Génova, ela da Sicília. Dois italianos em Paredes que há mais de duas décadas escolheram este concelho por compreenderem existir aqui uma carência que podiam suprir.
Pouco se falava na altura de cinotecnia no nosso país e eles tinham experiência acumulada já há alguns anos. Estabeleceram-se em Gandra, onde construíram um negócio afamado de hotel canino e treino para cães. Colaboram com as forças policiais e com os bombeiros, mas também com muitos particulares que desejam gerir a relação com os seus cães. Com o avançar dos anos, são cada vez mais procurados, já que “a mentalidade dos portugueses alterou-se e começaram a compreender a importância dos nossos serviços”, referem.
O espaço está certificado pela DGVE (Direcção-Geral de Veterinária), sendo frequentemente visitado e vistoriado e mantendo as instalações e as actividades devidamente licenciadas.
São igualmente criadores em exclusividade no território português de Schipperke, a raça belga com os pastores mais pequeninos do mundo. Também criam Malenois, pastores belgas muito usados por polícia e militares.
O que precisa de saber
Hotel canino, treino para cães, banho e tosquia.
Avenida Dom Faustino Moreira Santos, 215, 4585-159, Gandra.
GPS: 41º11’45.0″N 8º26’01.5″W
3ªf a Domingo: 9:30h – 12:30h; 21h – 24h.
934 206 749